Você pode estar se perguntando: como um blog pode me ajudar a aparecer bem nas páginas de resultados de pesquisa do Google?
O blog é a ferramenta ideal para você compartilhar seus conhecimentos e experiências com o mundo.
Mas, o que nem todos sabem, é que no marketing digital, o blog tem dois papéis muito importantes:
1 – O papel principal do blog: produzir conteúdo de valor
Toda vez que você publica uma informação útil, que agrega conhecimento a alguém ou que, de alguma forma o ajuda a alcançar seus objetivos, você está gerando conteúdo de valor.
Ao produzir conteúdo de valor, automaticamente você ativa nas pessoas dois sentimentos: autoridade e reciprocidade.
Autoridade
Falar com propriedade sobre um determinado tema, faz com que você seja visto como uma autoridade. Leva a crer, portanto, que você pode ser capaz de oferecer boas soluções para problemas relacionados àquele tema.
Reciprocidade
Prestar informações úteis e relevantes, de forma gratuita, é uma ótima maneira de você gerar reciprocidade nas pessoas.
Esses sentimentos, além de favorecerem o relacionamento entre você e seu público, ainda contribuem para aumentar quantidade de leitores de seus artigos. E provavelmente, irá gerar mais interesse das pessoas em seus produtos e/ou serviços.
No entanto, para ter valor, não basta que seu conteúdo seja bem elaborado e tenha bom embasamento teórico. Você precisa de fato, transmitir a informação que o seu público procura.
2 – Aumentar o tráfego orgânico
Tráfego orgânico é todo o tráfego que chega até o seu site provindo de mecanismos de busca como Google por exemplo. Isso sem que você tenha que pagar por um anúncio.
Para aumentar o tráfego orgânico, os sites utilizam estratégias de SEO. Estas estratégias melhoram o posicionamento do site nos resultados dos buscadores.
Existem diversas estratégias de SEO. Dentre as mais comuns, estão técnicas de redação utilizando palavras-chave, que ajudarão os mecanismos de busca a encontrar o seu site.
Neste cenário, o blog oferece as condições ideais para se trabalhar o SEO. Pois, o fato de possuir uma quantidade grande de texto, permite uma melhor utilização das palavras-chave.
Além disso, fatores como profundidade e relevância de conteúdo também são primordiais para melhorar o ranqueamento nos mecanismos de busca. Mais um ponto a favor do blog nesses quesitos.
Se quiser saber mais sobre SEO, tenho um artigo falando sobre o assunto.
Vamos criar seu blog?
Portanto, se você quer valorizar o relacionamento com seu público e gerar mais acessos ao seu site institucional ou loja virtual, o blog pode te ajudar bastante.
Solicite agora um orçamento para criação do seu blog.