O que é o SEO e por que ele é tão importante para o sucesso de um site?
SEO (Search Engine Optimization) ou Otimização para Mecanismos de Busca é um conjunto de boas práticas utilizado na criação de sites, que visa favorecer o ranqueamento do site nas páginas de resultados de pesquisa dos mecanismos de busca, como por exemplo, o Google.
Em outras palavras, são os critérios utilizados pelos buscadores para definir o ranqueamento do site em suas páginas de resultados de pesquisa.
As boas práticas de SEO tem como objetivo principal, oferecer ao visitante do site uma experiência de navegação agradavel com conteúdo relevante. Logo, quanto melhor for a experiência de navegação e quanto mais relevante for o conteúdo, mais visitantes o site recebe, mais tempo esses visitantes permanecem no site e mais interações eles realizam.
Por isso, os mecanismos de busca dão prioridade para a exibição dos sites que adotam boas práticas de SEO.
Como implementar um bom SEO?
O SEO está focado em três pilares: velocidade de carregamento, conteúdo e conexões.
Velocidade de carregamento
Um dos principais motivos que faz com que um visitante abandone um site, é a lentidão no carregamento de suas páginas e recursos. Isso compromete a experiência do usuário, contabilizando pontos negativos para o SEO do site.
A velocidade de carregamento é tão importante para o Google, que em 2020 ele definiu três métricas de avaliação: LCP, FID e CLS.
LCP (Largest Contentful Paint)
Avalia quanto tempo o maior conteúdo de uma página presente na área mais crítica (chamada primeira dobra) irá demorar para carregar e ser exibido.
FID (First Input Delay)
Mensura o tempo de resposta a um comando, como por exemplo o clique em um botão.
CLS (Cumulative Layout Shift)
Avalia se uma página possui estabilidade no carregamento ou seja, se não possui elementos que são deslocados de posição, na medida em que o site é carregado.
O Google disponibiliza uma ferramenta gratuita para avaliação dessas métricas em Page Speed Insights.
Existem diversos cuidados que podemos tomar para evitar problemas de velocidade de carregamento. Por exemplo, adquirir um bom serviço de hospedagem, ter cautela no uso de recursos de mídia (vídeos, imagens, etc.) e outras técnicas mais avançadas como cache, uso de CDN, minimização e separação de código fonte, entre outros.
Conteúdo
Oferecer um conteúdo de qualidade com boa relevância.
Para isso, seu conteúdo precisa ser bem escrito, de fácil leitura e entendimento, ser completo e fornecer a informação que o visitante procura. Dessa forma, você mantém o visitante engajado e atrairá cada vez mais pessoas para seu site.
Outro ponto importante na geração de conteúdo, é a utilização inteligente das palavras-chave. Utilize palavras, por meio das quais você gostaria de ser localizado pelos buscadores. No entanto, use-as de forma coerente com seu conteúdo e tome cuidado com repetições excessivas.
Uma boa forma de gerar conteúdo é através de um blog. Tenho um artigo que fala mais sobre a criação de um blog.
Conexões
As conexões representam o princípio fundamental da internet. Os robôs dos mecanismos de busca utilizam as conexões entre os sites para alcançar e indexar novas páginas e sites, o tempo todo. Assim, fica fácil entender a importância das conexões para os mecanismos de busca e, consequentemente, para o SEO.
Existem dois tipos de conexões que um site pode ter:
- Conexões internas: são links que apontam para páginas dentro de um mesmo domínio. Por exemplo, um link na página “inicio” que aponta para a página “contato” do site.
- Conexões externas: são links que apontam para páginas de dominios de terceiros. São válidos tanto os links do seu site que apontam para outros sites, quanto os links de outros sites apontando para o seu site.
Portanto, utilize em suas páginas links internos e também links externos coerentes com o seu conteúdo, para melhorar o SEO do seu site.
Conclusão
O ranqueamento é uma consequência do cuidado que você tem com a adoção de boas práticas de SEO, na criação do seu site.
Quer ter um Site Otimizado para Mecanismos de Busca? Solicite agora um orçamento.