Logomarca Marcelo Moraes Web Designer
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Logomarca Marcelo Moraes Web Designer

Blog, como ranquear bem no Google

Blog ilustração

Você pode estar se perguntando: como um blog pode me ajudar a aparecer bem nas páginas de resultados de pesquisa do Google?

O blog é a ferramenta ideal para você compartilhar seus conhecimentos e experiências com o mundo.

Mas, o que nem todos sabem, é que no marketing digital, o blog tem dois papéis muito importantes:

1 – O papel principal do blog: produzir conteúdo de valor

Toda vez que você publica uma informação útil, que agrega conhecimento a alguém ou que, de alguma forma o ajuda a alcançar seus objetivos, você está gerando conteúdo de valor.

Ao produzir conteúdo de valor, automaticamente você ativa nas pessoas dois sentimentos: autoridade e reciprocidade.

Autoridade​

Falar com propriedade sobre um determinado tema, faz com que você seja visto como uma autoridade. Leva a crer, portanto, que você pode ser capaz de oferecer boas soluções para problemas relacionados àquele tema.

Reciprocidade​

Prestar informações úteis e relevantes, de forma gratuita, é uma ótima maneira de você gerar reciprocidade nas pessoas.

Esses sentimentos, além de favorecerem o relacionamento entre você e seu público, ainda contribuem para aumentar quantidade de leitores de seus artigos. E provavelmente, irá gerar mais interesse das pessoas em seus produtos e/ou serviços.

No entanto, para ter valor, não basta que seu conteúdo seja bem elaborado e tenha bom embasamento teórico. Você precisa de fato, transmitir a informação que o seu público procura.

2 – Aumentar o tráfego orgânico​

Tráfego orgânico é todo o tráfego que chega até o seu site provindo de mecanismos de busca como Google por exemplo. Isso sem que você tenha que pagar por um anúncio.

Para aumentar o tráfego orgânico, os sites utilizam estratégias de SEO. Estas estratégias melhoram o posicionamento do site nos resultados dos buscadores.

Existem diversas estratégias de SEO. Dentre as mais comuns, estão técnicas de redação utilizando palavras-chave, que ajudarão os mecanismos de busca a encontrar o seu site.

Neste cenário, o blog oferece as condições ideais para se trabalhar o SEO. Pois, o fato de possuir uma quantidade grande de texto, permite uma melhor utilização das palavras-chave.

Além disso, fatores como profundidade e relevância de conteúdo também são primordiais para melhorar o ranqueamento nos mecanismos de busca. Mais um ponto a favor do blog nesses quesitos.

Se quiser saber mais sobre SEO, tenho um artigo falando sobre o assunto.

Vamos criar seu blog?

Portanto, se você quer valorizar o relacionamento com seu público e gerar mais acessos ao seu site institucional ou loja virtual, o blog pode te ajudar bastante.

Solicite agora um orçamento para criação do seu blog.

Recomendados

SEO ilustração
O que é SEO?

Entenda o que é o SEO (Search Engine Optimization) e por que ele é tão importante para o sucesso do seu site.

Compartilhar