O que faz da Landing Page uma ferramenta essencial para quem quer vender na internet?
Considere a seguinte situação, você tem um produto ou serviço para vender e precisa divulgá-lo.
Tradicionalmente, você poderia fazer isso de diversas formas: um anúncio em jornal ou revista, outdoor, radio ou TV, distribuição de panfletos no seu bairro, etc.
Basta escolher, dentre as mídias, qual delas é a mais adequada às características do seu negócio. Isso dependerá de diversos fatores como tipo de produto ou serviço, custo de anúncio, alcance geográfico pretendido, quem é seu público-alvo, etc.
Nos dias atuais, com certeza você também vai considerar as mídias digitais para este propósito. Afinal de contas é onde a maioria das pessoas está. Então, muito provavelmente, você fará isso por meio de anúncios nas redes sociais e nos mecanismos de busca como Google, Bing, entre outros.
Mas, qual é o papel da Landing Page nesse processo?
O papel da Landing Page
Quando o visitante clica em um anúncio, como os mencionados acima, geralmente ele é direcionado a uma Landing Page.
Chegando lá, ele será levado a realizar uma ação epecífica, que dependerá do objetivo da página. Podendo ser:
- a compra do produto ou serviço
- o fornecimento dos seus dados para um contato posterior
- a abertura de um canal direto de contato via telefone, Whatsapp ou e-mail
Para que esta ação se concretize, os componentes da Landing Page são dispostos de forma estratégica. Isto faz com que o visitante se mantenha 100% focado na realização da ação.
Portanto, uma boa Landing Page geralmente possui:
Componentes para uma boa conversão
Um título que transmita de forma clara e direta a proposta de valor da oferta, fazendo com que o visitante pense: “É isso o que estou procurando, vou ler o restante da página”.
Uma descrição sucinta e objetiva, que destaque os benefícios que o produto ou serviço oferece e não apenas suas características.
Visual atraente e convidativo, com cores e formas que se harmonizam com a identidade visual da sua marca.
Imagens e vídeos que ilustram, descrevem e valorizam a sua oferta.
Um formulário para coleta de dados, dimensionado estrategicamente para o perfil do seu público-alvo.
Depoimentos de pessoas que já conhecem e aprovam o que está sendo ofertado.
Contadores regressivos com prazo de validade da oferta, que despertam o senso de urgência no visitante.
Ausência de elementos que desviem o visitante do foco principal, como, por exemplo, menus que direcionam o fluxo para outras páginas.
E claro, o bom e velho botão de chamada para a ação, bem destacado, para que o visitante possa concretizar o objetivo da página.
Com tudo isso, a Landing Page se torna uma ferramenta extremamente flexivel, que pode se adequar bem a qualquer tipo de produto/serviço, questões geográficas e segmentação de público-alvo, proporcionando altos níveis de conversão nas suas campanhas.
A seguir, alguns exemplos de aplicações da Landing Page:
- lançamento de produtos e serviços
- inscrição em eventos, cursos e palestras
- oferta de cupons de descontos
- listas de espera em empreendimentos imobiliários
- oferta de e-books
- solicitação de orçamentos
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